FROM THE BLOG

4 dicas para inspirar a liderança de equipes

O Gerente de Projetos (GP) é aquele profissional qualificado para garantir que todas as etapas e requisitos do planejamento sejam cumpridos. Além de conhecimento técnico, o cargo demanda habilidade de gerir processos e, principalmente, pessoas. Uma tarefa que exige capacidade de liderança.

A relação entre o GP e sua equipe precisa estar sincronizada de acordo com os interesses da empresa. Esse é o casamento que garante o cumprimento de prazos de entrega e a qualidade do serviço prestado.

Como alcançar os melhores resultados na gestão de seus projetos 

1. Aceite novas ideias e sugestões

Ao contrário do que muitos pensam, ser líder não significa ser o dono da razão. A capacidade de dialogar com sua equipe é uma das características mais importantes na hora de gerir um projeto.

Instigue as pessoas que o cercam a compartilhar ideias e a sugerir mudanças. Os profissionais envolvidos na execução de projetos, muitas vezes, podem enxergar detalhes pontuais do seu trabalho não vistos com tanta atenção pelo gestor. Por isso que a troca de informações torna-se tão importante.

O gestor que consegue captar as necessidades de seus colaboradores e aplica-las de forma sistêmica, certamente irá otimizar tarefas e alcançar resultados melhores.

2. Explique o motivo de cada decisão

Não é através da imposição de ideias que um gestor ganha o respeito de sua equipe. Compartilhe as razões das decisões que afetam diretamente os colaboradores. Demonstre quais os resultados almejados para a equipe, o negócio e o cliente.

Ao demonstrar que você se importa e valoriza sua equipe, você estará motivando o trabalho de cada um. A produtividade individual irá crescer pelo interesse em transformar uma ideia em realidade. Dessa forma, todos os envolvidos no projeto vão se sentir satisfeitos com o que estão fazendo.

3. Esteja sempre acessível 

Incentive a troca de informações e construa uma relação aberta com o seu time. Mostre sua disponibilidade em melhorar a rotina diária de trabalho. Essa atitude irá garantir que sua equipe esteja motivada, além de inspirar a busca por formas melhores e mais produtivas de executar o próprio trabalho.

4. Descentralize, confie e delegue

Para que um gestor de projetos consiga organizar tarefas ao mesmo tempo em que acompanha os resultados obtidos, é preciso elaborar um plano de gerenciamento do projeto objetivo, que surta efeitos positivos.

A centralização das ações nas mãos de uma só pessoa é a forma menos eficaz de tirar um projeto do papel. Mas delegar tarefas não é algo simples de fazer. O gestor precisa, antes de tudo, ter um conhecimento profundo de sua equipe, do potencial de cada um, saber quais as habilidades técnicas de seus funcionários.

Para dosar o ritmo e a intensidade do trabalho é preciso ir além e traçar um perfil pessoal daqueles que o cercam. Com os estímulos certos, você irá conseguir extrair o melhor de cada um.

Se você conhece outra dica importante que possa otimizar a gestão de pessoas e melhorar a liderança de equipes, não deixe de comentar!

Comments are closed.

Redes Sociais

Mantenha-se atualizado com nosso conteúdo através da sua rede social favorita.