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As 5 competências pouco conhecidas que os líderes deverão ter nos próximos anos

Chegamos a um ponto em que tudo evolui muito rápido, e o mundo está constantemente mudando. O reflexo desse fenômeno pode ser facilmente observado no ambiente empresarial: anos atrás as comunicações se davam apenas por telefone ou fax e as reuniões eram marcadas com muita antecedência, enquanto hoje em dia temos comunicação instantânea com qualquer lugar do globo. Além disso, observamos uma tendência cada vez maior de startups – que constituem um modelo muito diferente da empresa tradicional que estávamos acostumados a ver. Tudo isso influi diretamente na capacidade de liderança de um bom gestor, que deve estar preparado para acompanhar esse turbilhão de novidades.

Apesar de a base fundamental de uma boa liderança continuar em torno de conceitos como boa comunicação, capacidade de motivar uma equipe e, tantas outras características sempre citadas, quando trabalhamos sobre o assunto, novas competências que cercam as inúmeras mudanças que vivenciamos precisam ser adquiridas. De acordo com as mudanças previstas para a próxima década, quais serão as competências necessárias para bons gestores de equipes e projetos?

Inteligência multicultural

O exemplo de que um negócio com um país asiático pode ir por água abaixo por um simples aperto de mão feito de maneira errada, por mais repetitivo que seja – e não podemos necessariamente levar em conta a veracidade do fato nos dias atuais – é perfeito para exemplificar que as diferenças culturais exercem grande influência no campo empresarial. Some isso ao fato de que a diversidade cultural está cada vez maior e temos aí um grande desafio para os gestores: lidar com pessoas com bagagens culturais e costumes variados.

Com base nisso, é esperado de um bom líder não só conseguir administrar essas pessoas como também tirar o máximo de proveito de suas particularidades com o intuito de agregar valor para toda a equipe e para os objetivos da empresa.

Trabalhar com colaboradores à distância

Nas grandes organizações já virou realidade utilizar colaboradores à distância, ou seja, trabalhadores que executam suas tarefas sem estar presentes fisicamente na organização, o que pode dificultar bastante a gestão dessas pessoas. Em um setor composto por muitas pessoas trabalhando de longe, a comunicação pode ficar comprometida, tanto no nível hierárquico entre o chefe e os subordinados quanto entre os próprios colegas, que necessitam se comunicar entre si para atingir os objetivos propostos da maneira mais efetiva.

O gestor irá necessitar da habilidade de gerar equipes online com a mesma eficiência que as equipes presenciais, tirando o máximo de cada indivíduo e fomentando o trabalho em equipe.

Adaptar-se aos avanços tecnológicos

Novas invenções aparecem aos montes diariamente, e muitas delas podem trazer mudanças no modo de trabalhar e facilitar processos. O essencial nesse quesito é atingir o equilíbrio entre ser flexível o suficiente para aceitar essas mudanças e não se deixar levar pelas novidades sem considerar todos os fatores envolvidos, com o fim de evitar confusões com o excesso de mudanças e também minimizar os custos decorrentes de aquisições tecnológicas.

Lidar com a sobrecarga de informação

Já falamos anteriormente de o quão rápido tudo está mudando atualmente, e nessa mesma velocidade transitam as novas informações. Porém nós temos um limite de absorção, e por isso é necessário focar no que realmente interessa e pode ser útil. Essa limitação serve tanto para fins mentais como também para fins práticos, como, por exemplo, saber lidar com o fluxo de informações que chegam na caixa de entrada do e-mail todos os dias.

Os gestores precisarão ter a capacidade de conseguir tirar apenas o essencial, eliminando os ruídos que surgem no meio de tantas novas ideias e notícias que aparecem.

O futuro pode ser agora

Essas são algumas das características de um líder de sucesso nos próximos anos, mas não espere chegar até lá para começar a se capacitar. Um bom líder é também aquele que está sempre atualizado e acompanhando o ritmo das mudanças, portanto não deixe que o futuro traga surpresas intransponíveis para você!

Você concorda com as competências necessárias no futuro? Quais outras você acha que serão indispensáveis? Compartilhe conosco nos comentários.

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