FROM THE BLOG

Boas práticas na gestão de projetos

A gestão das atividades no dia-a-dia dos ambientes de projeto é fundamental para o atingimento do seu sucesso. Quando o gestor sabe quais são os objetivos a serem atingidos e consegue administrar seu time e direcioná-lo para o caminho certo, o sucesso do projeto tem maiores chances de ser atingido. E, como toda coletânea de boas práticas, sabemos que as mesmas vieram de experiências e aplicações coletadas no campo e transformadas em processos, métodos e também metodologias.

Por meio de processos bem definidos, gestores conseguem medir o avanço do projeto e manter-se dentro do prazo, satisfazendo o cliente e mantendo a integridade do serviço. Mas para esses resultados positivos, é preciso conhecer as metodologias disponíveis. Neste artigo, falaremos sobre o PMBOK, considerado a base de todo o conhecimento da gestão de projetos.

 

O que é o PMI e qual sua importância?

O Project Management Institute (PMI) é uma organização que tem o objetivo de replicar e distribuir as melhores práticas de gerenciamento de projetos no planeta. São mais de 700 mil integrantes em diversos países que buscam aperfeiçoamento constantemente.

Por meio de publicações, eventos e reuniões, o PMI fomenta o debate sobre o tema. Divididos em capítulos e por regiões, os membros do PMI realizam trabalhos como voluntários para compartilhar as melhores práticas do gerenciamento de projetos.

O grande objetivo do PMI é promover melhorias contínuas no setor e a valorização do papel dos profissionais atuantes. As práticas estão todas em uma obra singular, o PMBOK, que já se encontra na sua 6.a edição.

 

Valores fundamentais da gestão de projetos

O PMI é guiado por um conjunto de valores fundamentais, responsáveis por direcionarem ações e influenciarem os gestores em todo o mundo. Como parte da ideologia da organização, os valores fundamentais não se alteram com a mudança na administração, sendo duradouros e guias de como as equipes responsáveis por projetos deveriam agir. Os principais valores PMI são:

 

  • Impacto do Gerenciamento de Projetos

O gerenciamento de projetos é crítico para os resultados das organizações e da sociedade. Por isso, é indispensável para resultados positivos em qualquer negócio.

  • Profissionalismo

Responsabilidade, comprometimento e comportamento ético são indispensáveis para o gerenciamento de qualquer projeto. Por isso, o profissionalismo é um dos pilares que devem ser sustentados por qualquer empresa que utiliza a metodologia do PMI.

  • Voluntariado

Para atingir os objetivos do PMI, o instituto considera fundamental a parceria com empresas e também a existência de voluntários.

  • Comunidade

Para fomentar o crescimento da área de gestão de projetos e capacitar profissionais, é fundamental fortalecer os membros da comunidade global de gerenciamento de projetos.

  • Engajamento

Os pontos de vista variados devem ser incentivados e deve-se permitir que as pessoas contribuam para uma qualificação cada vez maior da profissão de gestor de projetos e do próprio instituto.

 

De acordo com a organização, são os “momentos de crescimento e mudança”, os valores fundamentais capazes de fornecer “uma bússola moral”, comunicando crenças e orientando o comportamento de todos os membros.

 

Principais áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos segundo o PMBOK

O PMBOK propõe 10 áreas de conhecimento que devem ser consideradas no gerenciamento de qualquer projeto. Veja quais são:

1. Gerenciamento de escopo;

2. Gerenciamento de tempo;

3. Gerenciamento de qualidade;

4. Gerenciamento de custos;

5. Gerenciamento de aquisições;

6. Gerenciamento de comunicações;

7. Gerenciamento de recursos humanos;

8. Gerenciamento de riscos;

9. Gerenciamento de integração;

10. Relacionamento com stakeholders.

A metodologia PMBOK é conhecida e uma das mais utilizadas como parâmetro no mundo inteiro, porque fornece um direcionamento e dicas de boas práticas. Isso não significa que o guia determina como será gerenciado um projeto, mas permite aos gestores escolherem o que melhor se adapta a sua realidade.

 

Você utiliza alguma metodologia ou guia na gestão de projetos da sua empresa? Comente!

 

Leave a comment

Redes Sociais

Mantenha-se atualizado com nosso conteúdo através da sua rede social favorita.