FROM THE BLOG

De olho nos indicadores do projeto!

Manter um projeto nos trilhos é um desafio, mas gerenciar vários ao mesmo tempo – cada vez maiores, mais urgentes e mais complexos – pode tornar-se uma tarefa impossível sem as devidas ferramentas.

É por isso que os gestores devem ficar de olho nos indicadores do projeto, que funcionam como um termômetro para indicar a situação atual e a longo prazo de um projeto.

O que são KPIs?

KPIs (do inglês Key Performance Indicators) são ferramentas de controle, indicadores que possibilitam o acompanhamento preciso do desempenho da equipe no alcance das metas de um projeto. Mas, para que sejam efetivos, os KPIs precisam estar alinhados estrategicamente ao negócio e ao objetivo do projeto. Só assim o gestor poderá avaliar precisamente cada meta atingida, cada falha no processo e, assim, tomar decisões mais ágeis e assertivas.

Importância de entender e analisar os indicadores do projeto

Como abordamos acima, os indicadores ajudam a enxergar se um projeto está caminhando bem ou mal. Ao utilizar indicadores, o gestor do projeto pode mensurar a quantidade de recursos – material, temporal e de mão de obra – que as empresas utilizam para criar um produto ou serviço. Com esses dados, confiáveis e atualizados, é possível identificar e corrigir com antecedência problemas e anomalias nas atividades do projeto. Dessa forma, o gestor previne e evita prejuízos para os clientes e para o próprio negócio.

Tipos de indicadores aplicados à gestão de projetos

Há diversos tipos de indicadores do projeto, aqui listaremos alguns dos principais. Veja, abaixo, com que finalidade cada um deles é utilizado e em que situações devem ser empregados:

Categorias

  • Impacto: indicadores de impacto medem o objetivo geral do projeto, ou seja, verificam se o projeto conquistou o propósito central, são resultados absolutos. Um KPI de impacto pode ser a mensuração da contribuição do projeto a longo prazo para uma determina empresa, por exemplo.

  • Efetividade: são KPIs utilizados para medir os resultados dos objetivos em um determinando período de tempo. Esses indicadores são usados normalmente como forma de comparação entre períodos distintos, ajudando a responder questões relacionadas ao aumento do faturamento, fidelização de clientes, etc. Assim como os de impacto, só é possível medi-los após a conclusão do projeto.

  • Desempenho: mostram se os resultados planejados foram alcançados. Um dos indicadores mais comuns nesta categoria é o ROI (Return of Investment). São utilizados, por exemplo, para analisar se a equipe trabalhou dentro do prazo, se houve desvios ou se o orçamento foi respeitado.

  • Operacionais: os indicadores operacionais medem atividades e recursos durante o ciclo vida de um projeto. Em outras palavras, os KPIs operacionais indicam qual é a tendência do projeto. Esse monitoramento é realizado diariamente ao longo de todo o projeto.

Exemplos de Indicadores

  • Valor agregado: o VA mede o escopo do projeto agregado até um determinado momento, ou seja, o percentual do projeto que já está completo até aquele instante.

  • Índice de Desempenho de Prazo (IDP): indica o andamento do projeto em relação ao cronograma. O cálculo do IDP pode ser realizando dividindo-se o valor agregado VA pelo valor planejado (VP). Valores iguais a 1 demonstram que o projeto está dentro do esperado, acima de 1 significam adiantamento e abaixo, atraso.

  • Índice de Desempenho de Custo (IDC): da mesma forma que o IDP, ele mede a situação do projeto, mas, nesse caso, em relação ao orçamento. Divide-se o VA pelo Custo Real (CR). Um valor igual a 1 indica um desempenho esperado, um valor maior que 1 indica economia de recursos e menor que 1 indica que o orçamento foi excedido.

Claramente, os indicadores do projeto são fundamentais para o bom andamento dos trabalhos, pois fornecem um panorama de todos os processos que ocorrem durante sua realização bem como os resultados finais.

Que indicadores você utiliza nos projetos da sua empresa? Deixe sua opinião nos comentários!

Leave a comment

Redes Sociais

Mantenha-se atualizado com nosso conteúdo através da sua rede social favorita.