FROM THE BLOG

Empreendedorismo no ambiente de gestão de projetos

Criar algo novo a partir de uma ideia, sem medo de enfrentar os riscos, é tudo o que representa o empreendedorismo. O empreendedor está sempre disposto a fazer uma mudança no status quo, colocando-se na mais difícil das posições: a linha de frente.

Mas para que essa inovação aconteça ou para que um novo negócio surja, o empreendedorismo precisa da ajuda da gestão de projetos. Sem o ambiente estruturado que a gestão de projetos propicia, o empreendedorismo é muito visionário, mas pouco prático.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para você perceber como a gestão de projetos ajuda o empreendedorismo a seguir o seu caminho inovador, e entender por que os dois estão conectados na esfera das realizações. Vamos começar?

 

Os conceitos

 

Antes de mais nada, é importante saber o que é empreendedorismo e o que é a gestão de projetos:

  • Empreendedorismo está relacionado com a capacidade e a disposição de se criar novos negócios ou inovações em produtos e serviços, geri-los e buscar acima de tudo o sucesso da sua ideia.

 

  • A gestão de projetos é o ato de  gerir esforços com a intenção de se atingir objetivos pré-estabelecidos. Segundo o PMBOK, projeto é “um esforço temporário para criar um serviço, produto ou resultado único”.

 

A gestão de projetos estrutura o empreendedorismo

 

Um empreendedor é uma pessoa de ideias. Ele identifica oportunidades e usa as suas qualidades e o seu raciocínio para criar algo novo, seja um negócio ou uma inovação na empresa onde trabalha.

E qual é o papel da gestão de projetos quando o empreendedor decide colocar em prática seu espírito inovador? Simples: estruturação.

A gestão de projetos procura estruturar o pensamento do empreendedor e levá-lo para “o mundo real”, para que assim se possa ter certeza sobre a viabilidade do que ele pretende realizar. Sem ela, o trabalho visionário realizado pelo empreendedor corre sérios riscos de não sair do papel.

 

Montando um negócio

A gestão de projetos é aplicável a vários pontos das nossas vidas, pois tudo o que fazemos exige planejamento. No empreendedorismo não é diferente. Criar um novo negócio é acima de tudo um projeto, um dos mais complicados, inclusive, que se beneficia e muito de uma estruturação bem feita.

Com a gestão de projetos, é possível calcular o custo necessário do novo negócio, saber se ele é viável, entender os riscos que serão enfrentados no futuro e a melhor forma de lidar com eles. Além disso, a gestão de projetos estipula as metas de crescimento, levando em consideração o mercado em que o empreendedor está se inserindo e fornecendo, assim, uma análise ampla e cuidadosa da jornada em que ele pretende embarcar.

Dessa forma, a gestão de projetos une-se ao empreendedorismo na construção detalhada de um novo negócio, considerando parâmetros pré-estabelecidos de organização, gestão de tempo, financeiro, dentre outros.

 

Trazendo uma inovação para a empresa

Mas o empreendedorismo não é só a capacidade de abrir e gerir um negócio. Um outro aspecto do empreendedorismo é a capacidade de criar novos produtos ou soluções para uma empresa já consolidada, os projetos, algo muito necessário hoje, em um mundo em constante mudança.

Por meio de parâmetros, análise de dados e estratégias, a gestão de projetos garante que o fogo empreendedor seja bem utilizado, tomando cuidado para que as novidades agreguem valor para a empresa.

 

Gestão de projetos e empreendedorismo estão interligados

 

Como vimos, a gestão de projetos e o empreendedorismo caminham lado a lado na criação de um produto ou serviço inovador dentro do ambiente corporativo, e podemos dizer que sem um não pode haver o outro. Sem o empreendedorismo, novos projetos não são criados e, sem a gestão de projetos, a ideia empreendedora não vai sair do papel.

Dessa forma, é importante levar a gestão de projetos em conta para conseguir oferecer ao empreendedorismo a estrutura necessária para gerar resultados e atingir os seus objetivos, levando em consideração os riscos e os desafios ao longo do caminho bem como a necessidade de se preparar para lidar com eles.

 

Simples, não é? Mas ainda assim muito importante. O que achou do nosso post? Temos muito mais no blog da Planit!

Save

Leave a comment

Redes Sociais

Mantenha-se atualizado com nosso conteúdo através da sua rede social favorita.