FROM THE BLOG

Gestor de projetos: como engajar sua equipe?

Engajar equipes é um dos maiores desafios organizacionais dos gestores. Por isso, apontar uma direção a seguir e garantir que todos saibam seu papel e o cumpram efetivamente deve ser prioridade do gestor de projetos.

No entanto, um cenário no qual os profissionais estão engajados e motivados ainda é um sonho para muitas empresas. Duvida? De acordo com pesquisa de 2016 da Aon sobre tendências globais de engajamento, a América Latina tem um índice de engajamento de 72% — superior ao índice global de 65% — e alguns dos fatores críticos incluem: gestor imediato e liderança sênior.

Esse número, que retrata "o nível de investimento emocional e intelectual dos funcionários na organização", mostra que, apesar de termos colaboradores mais engajados do que a média global, ainda existe um grande espaço para melhora. Para superar esse desafio, o gestor de projetos deve ser um verdadeiro líder e motivar sua equipe de modo a envolver e acompanhar os profissionais em direção ao objetivo do negócio.

A importância de uma boa liderança

O engajamento das equipes só acontece se existe uma boa liderança dentro da organização. É esse líder quem vai exercer influência sobre um grupo para que ele atinja metas a serem seguidas, conduzindo-os na direção desejada.

Além disso, o desenvolvimento das pessoas também é responsabilidade do líder, que vai além do auxílio na aquisição de novas habilidades profissionais. A boa liderança irá incentivar o envolvimento e desenvolvimento das equipes constantemente. Nesse relacionamento próximo e transparente, o gestor vai atender às expectativas das equipes, ganhando  pontos para uma maior aceitação e, consequentemente, engajamento. Ou seja, é um ciclo de ações de liderança e resultados de envolvimento!

Dicas de como motivar e engajar sua equipe

Agora que você já sabe a importância de uma boa liderança, veja algumas dicas para engajar e motivar os grupos dentro da sua empresa:

#01 Comunique-se claramente (e tenha certeza de que foi compreendido)

O alinhamento de entendimento é ter certeza de que todos os membros da equipe entenderam exatamente para onde o projeto está indo e quais são os objetivos. Ser compreendido vai ajudar que as pessoas envolvam-se no projeto e entreguem ferramentas e resultados muito mais alinhados com o seu propósito final.

#02 Construa soluções com a equipe

Jamais entregue uma solução pronta. Ao fazer isso, o gestor tira uma oportunidade enorme de amadurecimento da equipe. Permita que os profissionais compartilhem o conhecimento que têm, aumentando assim o engajamento entre todos.

#03 Explique o motivo das decisões

Sua equipe precisa saber por que uma escolha foi feita em detrimento de outra, já que o resultado disso afeta a relação dela com o projeto. Além do mais, quando os membros compreendem a lógica por trás da tomada de decisão, mesmo que não concordem, respeitam.

#04 Compartilhe informações

Crie sistemas abertos de informações do projeto. Permita que cada membro da equipe acompanhe o que acontece, possa opinar e dar ideias. Quem sabe até agir como gerente de projetos às vezes. Não há mal nisso. Seu trabalho não é ser um ditador, e sim um facilitador.

Como melhorar seu relacionamento com a equipe

Um bom gestor sabe gerenciar conflitos interpessoais e estabelecer uma comunicação clara, direta e objetiva. Mas, para isso, precisa demostrar carisma, entusiasmo, criatividade, flexibilidade e uma boa dose de disciplina. Isso significa que um gestor de projetos deve ser multidisciplinar. Então, quais características você, como gestor, deve aprimorar para melhorar o relacionamento com a sua equipe? Veja abaixo algumas delas:

  • Organização: Inúmeras vezes você terá mais de um projeto para gerenciar, envolvendo diferentes equipes e prazos. Sem organização, você enfrentará alguns problemas e poderá ser mal visto pelos membros da equipe, além de prejudicar entregas, compromissos e, claro, o cliente interno e externo.

  • Liderança: Um bom gestor é um agente da mudança, ou seja, engaja e inspira o seu time a seguir uma determinada direção junto com ele.

  • Comunicação: Trabalhe diariamente para que o processo de comunicação com sua equipe seja aberto e transparente. O incentivo à troca de ideias e opiniões é um dos fatores mais importantes para engajar um grupo.

  • Negociação: Um profissional que precisa lidar o tempo todo com interesses distintos deve ter a capacidade de buscar um acordo que satisfaça, de algum jeito, todas as partes. Isso significa, muitas vezes, convencer pessoas a fazerem o que não querem, pedir um prazo maior ou até mais recursos para uma tarefa.

Você é gestor de projetos e tem alguma dica que utilizou para engajar sua equipe? Deixe sua opinião nos comentários!

 

 

Comments are closed.

Redes Sociais

Mantenha-se atualizado com nosso conteúdo através da sua rede social favorita.