FROM THE BLOG

Inteligência emocional na gestão de projetos

Você já ouviu falar em inteligência emocional? Essa habilidade é a capacidade de gerenciar as emoções de forma positiva, aliviando o estresse momentâneo e abrindo caminho para uma comunicação eficaz bem como para resolução de desafios e conflitos. Esse tipo de inteligência tem sido cada vez mais abordado na área de gestão de projetos e você provavelmente já deve estar imaginando o motivo. Confira no post de hoje!

Inteligência emocional na gestão de projetos

Os modelos de gestão estão mudando bastante e ficando mais humanizados. Isso significa que a competência técnica, embora muito importante, não é suficiente para o sucesso na gestão de projetos. Sabemos que no ambiente de trabalho as emoções têm um grande peso, já que as conexões que criamos influenciam significativamente no modo como o trabalho é realizado e nas decisões tomadas.

Saber ouvir o problema de um colaborador ou conseguir lidar com a sua frustração – e de toda a equipe – quando um membro comete um erro, são exemplos de oportunidades para agir com inteligência emocional.

Por causa disso, a inteligência emocional é uma ferramenta imprescindível para gerentes que queiram melhorar sua capacidade de lidar com suas emoções e também com as dos membros da equipe.

 

Importância e benefícios da inteligência emocional

Ao aplicar habilidades relativas à inteligência emocional, o gerente de projetos torna-se um verdadeiro líder, já que consegue se comunicar de maneira mais eficaz e melhorar seu relacionamento com a equipe e com os stakeholders.

Ao utilizar essa compreensão das emoções para se relacionar melhor com a equipe, o gestor gera um nível alto de aceitação e apoio. Dessa forma, mantém o time motivado e tem mais chances de êxito no alcance das metas do projeto. Ao desenvolver as habilidades da inteligência emocional o gestor conseguirá:

 

  • Expressar o que sente mais facilmente;

  • Entender como os outros estão se sentindo e exercer a empatia;

  • Lidar facilmente com as complexidades sociais do local de trabalho;

  • Liderar e motivar os outros;

  • Manter sua saúde física e mental reduzindo o estresse.

 

Como estimular a inteligência emocional

Para mudar seu comportamento quando se encontra sob pressão, há um longo caminho. Você tem de aprender a superar o estresse ao mesmo tempo que permanece emocionalmente consciente. E para desenvolver as habilidades da inteligência emocional não existe mágica: é necessário praticar diariamente. Abaixo, você confere algumas das principais maneiras:

 

Acalmar-se rapidamente sob estresse momentâneo

Altos níveis de estresse geralmente sobrecarregam a mente e o corpo. Quando isso acontece, sua capacidade de entender uma situação e de se comunicar diminuem. Por isso, tente se acalmar o mais rápido possível, já que assim mantém equilíbrio, foco e controle da situação. Que tal fazer alguns exercícios de respiração ou ouvir uma música?

 

Desenvolver consciência emocional   

É preciso estimular sua consciência emocional, ou seja, se conectar com as emoções. Descubra como suas emoções influenciam seus pensamentos e ações, entenda-as e esteja ciente de que não podemos eliminá-las, mas aceitá-las e compreendê-las.

 

Controlar a comunicação não-verbal   

Um bom comunicador sabe que a linguagem corporal, às vezes, fala mais que a verbal. Principalmente em situações de alta carga de estresse. A dica é estimular diariamente sua capacidade de ler e responder com precisão aos sinais não-verbais das outras pessoas.

 

Resolver conflitos de maneira construtiva

Embora conflitos e divergências sejam inevitáveis em algum momento do projeto, é possível resolvê-los de maneira positiva e saudável. Assim, você reforça a confiança entre os envolvidos e estimula as negociações e ponderações dentro da equipe.

 

Viu como a inteligência emocional pode ser trabalhada intensamente na área de gestão de projetos? E se o gestor estiver consciente disso, vai perceber que, com o tempo, engajar equipe e stakeholders a atingirem os mesmos objetivos ficará cada vez mais fácil.

 

Você utiliza alguma habilidade da inteligência emocional no seu trabalho? Comente!

Leave a comment

Redes Sociais

Mantenha-se atualizado com nosso conteúdo através da sua rede social favorita.