FROM THE BLOG

O impacto da gestão de projetos em agronegócios

Que o Brasil é extremamente competitivo no agronegócio não é nenhuma novidade. Mesmo em um cenário de recessão, a indústria agrícola ainda cresce, e nossos recursos naturais e extensão territorial, sem falar no clima, são fatores que propiciam um crescimento maior e ainda mais seguro.

Mas, como todo modelo de negócios bem-sucedido, sempre há a necessidade de organização. E para isso, nada melhor do que a gestão de projetos em agronegócios. É ela quem garante a maior produtividade, evita desperdícios e consegue uma maior otimização de tudo o que gira em torno da lavoura.

Com isso em mente, neste artigo, vamos falar dos benefícios que a gestão de projetos em agronegócios pode trazer para a seu cultivo. Podemos começar?

 

Gestão de projetos em agronegócios: organizar-se para sobreviver
 

O agronegócio continua em expansão mesmo em tempos de crise, mas será que esse crescimento segue um padrão de sucesso e excelência? Às vezes sim, mas com a gestão de projetos em agronegócios você consegue atingir uma produtividade maior e ter a qualidade assegurada.

A produção agrícola possui vários pontos sensíveis que se beneficiam muito com a gestão de projetos. Um bom planejamento é essencial para trabalhar de forma otimizada, com a certeza de que seu tempo está sendo bem empregado e que os seus esforços terão o maior retorno possível.

Essa é a missão da gestão de projetos em agronegócios: trazer uma grande capacidade de organização para a realidade complexa do trabalho na lavoura. Mas o agronegócio não é só a plantação: ele diz respeito à quantidade de sementes a ser comprada, ao gerenciamento dos insumos, à irrigação, à venda para o grande mercado, dentre outros.
 

 

Os benefícios da gestão de projetos em agronegócios

 

A gestão de projetos em agronegócios oferece a possibilidade de controlar todos os aspectos da sua lavoura, desde o momento anterior ao semeio até a colheita e a venda do último produto. Neste tópico, trataremos com detalhes de alguns dos mais importantes:

 

Controle de insumos agrícolas

Com a gestão de projetos em agronegócios, você utiliza estratégias eficientes para o controle dos insumos utilizados, que podem ser adubos, pesticidas, calcários e até máquinas pesadas, como colheitadeiras e tratores.

E esse controle é extremamente abrangente. É possível calcular com precisão o quanto será necessário comprar, o que está sendo utilizado e até quando as reservas vão durar se o consumo seguir em um determinado ritmo.

Também é possível saber exatamente o impacto financeiro que esses insumos trazem para a lavoura e compará-los com o seu faturamento final, para poder tomar decisões acerca da sua melhor utilização.

 

Irrigação

O controle da irrigação é muito necessário. Com ele, é possível saber a quantidade exata de água a ser utilizada para a sua lavoura por meio de cálculos absolutamente precisos, garantindo que você não use nem menos do que o recomendado nem mais do que o necessário.

A gestão de projetos em agronegócios permite um controle muito grande sobre a irrigação, sendo possível estabelecer horários de regagem, a quantidade de água usada e estabelecer sistemas de irrigação inteligentes, que levam em consideração os diferentes tipos de cultura na sua lavoura.

E por último, mas não menos importante, a gestão de projetos em agronegócios ainda ajuda a reduzir o impacto ambiental por meio da economia de água e do seu uso consciente.

 

Sazonalidade e rotação de culturas

Toda lavoura está à mercê da natureza, sendo que alguns tipos de vegetais, legumes e frutas só crescem em certos períodos do ano ou têm ritmos diferentes de crescimento em certas épocas.

A gestão de projetos em agronegócios permite ter estimativas precisas de quando a colheita será feita antes do semeio começar, o que gera maior segurança no investimento e possibilita um planejamento muito mais assertivo.

Além disso, um planejamento mais profundo também garante maior conhecimento do mercado, podendo ser possível entender quando é a melhor hora de se plantar cada coisa e como o seu agronegócio está se saindo em relação a outros.

 

Não devemos nos esquecer de que o agronegócio é um negócio como qualquer outro, com suas particularidades individuais e com cuidados específicos que precisam ser tomados em questão de organização e gerenciamento de projetos.

Por isso, a melhor saída para uma profissionalização eficaz é utilizar os benefícios da gestão de projetos em agronegócios. Sua lavoura agradece!

 

Precisa de um serviço de gestão de projetos para o seu agronegócio? Entre em contato com a Planit! Oferecemos diferentes soluções para o seu empreendimento.

Save

Leave a comment

Redes Sociais

Mantenha-se atualizado com nosso conteúdo através da sua rede social favorita.