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Os principais desafios de montar uma equipe produtiva (e como enfrentá-los)

Como gerente de projetos você se depara com uma grande variedade de decisões estratégicas difíceis mesmo antes do início de um projeto. Uma delas está diretamente relacionada à formação da equipe de trabalho. Muito do seu sucesso se deve à sua capacidade de reunir em um time, pessoas competentes que devem somar forças para realizar tudo com máxima qualidade. Do contrário, sem as pessoas certas atuando nas frentes certas, surgem os erros, os atrasos, as inconformidades – pior ainda, aumentam as chances de decepcionar o cliente do projeto.

Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas para que você enfrente os principais percalços encontrados durante a formação de um time com mais facilidade. Acompanhe!

Principais desafios de montar uma equipe produtiva

A seguir, veja os principais desafios enfrentados quando se está em busca de profissionais para montar uma equipe produtiva e algumas dicas para lidar bem com eles:

Pouca maturidade gerencial da empresa cliente

Gerir um projeto dentro de uma empresa onde a gestão de recursos humanos não está consolidada, ou ainda é feita de maneira amadora, é realmente um desafio. É preciso estabelecer uma liderança para que a equipe seja produtiva, mas sem entrar em choque com o RH.

Dica: Busque apoio da direção da empresa e do departamento pessoal. Leve os requisitos necessários para que os profissionais desempenhem seus papéis no projeto. Se necessário, proponha contratações e treinamentos. Apoie-se também nas lideranças imediatas das pessoas que terão participação direta no projeto.

Orçamento limitado

Todo mundo quer trabalhar com os melhores profissionais. O problema é que os melhores custam caro. Nem sempre o budget disponível é suficiente para atrair estes profissionais.

Dica: Para não perder qualidade e obter uma produtividade alta, faça uma mescla de profissionais seniores com outros menos experientes, que costumam ter um custo de contratação mais barato. Você só precisa deixar claro ao time que alguns profissionais precisarão de apoio de outros, criar um senso de colaboração.

Faça um mapa de competências essenciais para o projeto.  Desdobre este mapa para as atividades específicas de cada membro e veja como um profissional pode compensar o outro. Este balanceamento pode lhe ser muito produtivo.

Trabalho à distância

Cada vez mais, os projetos podem ser conduzidos com profissionais atuando distantes um dos outros. Este também é um desafio de gestão ao qual o gerente de projeto precisa se adaptar, pois vai muito além de oferecer soluções tecnológicas adequadas para a comunicação ou realização das atividades. Trata-se de liderar pessoas que não estão a poucos passos e podem ser levadas para um cafezinho.

Não é propriamente um empecilho para o sucesso do projeto, basta um esforço de adaptação para esta nova realidade.

Dica: Deixe as regras bem claras, entregue e solicite informações atualizadas (status, relatórios etc.) e faça conferências em vídeo com frequência. Coloque-se sempre à disposição para ajudar a solucionar problemas e apure sua capacidade de delegar tarefas e cobrar resultados.

Estabelecer confiança nos profissionais

Muitas vezes, o gerente de projeto precisa trabalhar com profissionais com os quais nunca teve contato. Ele precisa reunir pessoas de diferentes departamentos de uma empresa, além de fornecedores, por exemplo. Saber o quanto estas pessoas serão produtivas, o quanto se comprometerão com o projeto… Tudo isso é um grande desafio.

Dica: Além de olhar o currículo, analise também as realizações de cada profissional em outros projetos. Se possível, converse com outros gerentes que já lideraram estas pessoas para saber sobre o perfil comportamental e o grau de engajamento e produtividade.

Gestão estratégica de equipe exige uma liderança diferenciada

Depois de transpor todas estas barreiras, eis que você está com sua equipe montada. E agora? Agora começa o trabalho de liderança.

Todo gerente de projeto deve estar treinado para controlar três áreas de interesse de um projeto: tempo, custos e recursos humanos. Muita gente vê o gestor de projetos como fanático por produtividade e controle da agenda. Isso, em algum grau, até pode ser verdade, mas a capacidade de liderar deve ser um atributo perseguido em qualquer momento da carreira. Estamos falando de uma liderança inspiradora, que inspire confiança e com quem todo mundo quer contribuir. Obtendo esta forma diferenciada de gerir, a produtividade é só uma consequência.

Quais são os seus desafios na hora de montar uma equipe de projeto? Deixe seu comentário!

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