FROM THE BLOG

Terceirização: como se beneficiar do outsourcing?

Em uma realidade empresarial, mais clientes significa mais trabalho e, com isso, mais faturamento. O problema é que pode ser complicado balancear a vontade de atender mais pessoas com a possibilidade de realizar tudo a tempo e de forma satisfatória. A terceirização surge como a resposta mais eficaz para esses casos.

Neste artigo, vamos falar exatamente disso: como a terceirização pode ajudar a sua empresa a se organizar e a adquirir uma competitividade ainda maior do que a que já tem no mercado. Vamos com a gente?

 

Está na hora de recorrer à terceirização?

 

Uma das maiores dificuldades das empresas hoje em dia é lidar com uma grande quantidade de projetos quando a organização cresce.

Às vezes o crescimento é tão rápido que fica difícil se estruturar para ter a mesma produtividade e qualidade. Será que está na hora de recorrer à terceirização?

Alguns sinais de que o outsourcing é uma boa opção:

 

  • Equipe despreparada: o despreparo não é uma falha da equipe, mas sim algo que ocorre naturalmente, dependendo da velocidade da expansão da sua empresa. Pode ser difícil lidar com projetos que requerem conhecimentos que a sua equipe desconhece ou demandas nunca antes vivenciadas. Nesse caso, a terceirização é a melhor saída.

 

  • Necessidade de estabelecer um PMO: criar um PMO é um passo natural de empresas em expansão, que subitamente se veem tendo que cuidar de vários projetos e gestores. Um bom PMO, ou Escritório de projetos, pode garantir um futuro de sucesso para os seus projetos. Quando não se tem experiência no estabelecimento desse escritório, a terceirização é altamente recomendada.

 

  • Falta de pessoal: outro aspecto interessante da terceirização é a capacidade de alocar pessoas focadas na resolução de algum pormenor específico da sua empresa. Quando se falta pessoal para lidar com questões que necessitam de dedicação total, a terceirização traz enormes vantagens.

 

  • Reestruturação: quando uma empresa passa por uma mudança, os processos que ela vem realizando devem se adequar à nova realidade para que tudo siga um ritmo otimizado de produtividade. A terceirização de atividades organizacionais resolve esse problema com rapidez, transparência e praticidade.

 

Quais são as vantagens que a terceirização oferece?

 

Algumas das maiores vantagens da terceirização é a economia de tempo, otimização de recursos e expertise. Para lidar com algumas situações específicas na sua empresa que a sua equipe ainda desconhece, você precisa de um longo período de assimilação e outro maior ainda de implementação.

Isso pode ser facilmente resolvido se você investe na terceirização. Empresas que trabalham com o outsourcing de gestão de projetos sabem exatamente como gerenciar o tempo da melhor forma, atribuir recursos e focar em questões específicas. A contratada já tem experiência no ramo e sabe exatamente o que é preciso ser feito para se estabelecer uma rotina sem erros, retrabalho e problemas com a qualidade.
 

Ao contar com a expertise de uma empresa especializada para seus projetos, você garante um trabalho de qualidade e uma chance muito maior de encantar a sua clientela e trazer ainda mais pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços.
 

Mas todas essas vantagens da terceirização só são possíveis de se atingir quando uma empresa idônea e experiente é acionada.

 

Como escolher uma terceirizada?

É normal que muitas empresas pensem duas vezes antes de fazer o investimento na terceirização. Para isso, é importante:

  • Analisar suas necessidades e seu orçamento;
  • Conversar com os gestores e estar aberto a opiniões diversas;
  • Fazer extensa pesquisa de mercado;
  • Saber mais sobre a empresa que fornecerá os serviços, sua reputação, seu portfólio e seus profissionais.

A maior dificuldade que você irá encontrar com a terceirização é a escolha de uma empresa alinhada com o seu negócio.

Procure uma terceirizada que tenha experiência na sua área e não hesite em procurar as empresas para as quais ela já prestou serviço. Isso é muito importante, pois é só dessa maneira que você conseguirá entender quais são seus pontos fortes e como provavelmente será a dinâmica do outsourcing.

A palavra-chave é pesquisa. Sua decisão será muito mais embasada dessa forma e você não correrá o risco de investir alto e ter baixo retorno.

 

Quer saber mais sobre a gestão de projetos? Temos um blog inteiro falando sobre isso. Venha conhecer o blog da Planit!

Save

Leave a comment

Redes Sociais

Mantenha-se atualizado com nosso conteúdo através da sua rede social favorita.