FROM THE BLOG

Usando as tecnologias para gestão de projetos

A gestão de projetos está em constante evolução: seja pela tecnologia empregada ou pela implementação em novas áreas. O importante é acompanhar e prever possíveis tendências que estão se desenhando para os próximos anos. Assim, é possível ficar sempre à frente da maioria das empresas, ganhando competitividade e qualidade profissional constantemente.

Por isso, no post de hoje, iremos tratar das tecnologias para gestão de projetos e dos benefícios da automação de processos.

Benefícios das tecnologias para gestão de projetos

Lembra-se de quando os e-mails compartilhados entre os membros da equipe eram a grande novidade tecnológica da gestão de projetos, ou, ainda mais recentemente, o acesso a plataformas como Google Drive? O cenário de hoje, no entanto, conta com muitas soluções automatizadas, tornando possível o gerenciamento de todos os pontos críticos de um projeto e até os níveis de sobrecarga ou ociosidade de cada membro da equipe. Além disso, essas novas tecnologias também ajudam a estabelecer prioridades e controle de custos.

1. Visão da estrutura do projeto

Aquela velha máxima que diz que aquilo que não pode ser medido não pode ser gerenciado continua atual. Tecnologias novas ajudam a ter uma visão holística sobre o projeto e a lidar com dezenas de variáveis. Um bom sistema de gestão vai dar à equipe uma visão completa, desde o início até a etapa de encerramento do projeto.

2. Maior controle de fatores críticos

Saber qual é o prazo acordado com o cliente, o percentual de trabalhos entregues até um determinado momento e a estimativa de término com apenas alguns cliques. É isso que um bom sistema deve trazer ao gestor: a inteligência de negócios de forma integrada.

3. Acesso instantâneo

A gestão de trabalhos colaborativos é bastante facilitada quando a plataforma do projeto permite o acesso a partir de qualquer lugar do mundo, desde que você tenha um dispositivo móvel e acesso à internet.

4. Geração de relatórios confiáveis

Sabemos que só é possível melhorar algo quando sabemos quais e onde estão os gargalos do processo. Por isso, softwares de gestão de projetos que geram indicadores de desempenho, gráficos de orçamentos e controle estatístico de prazos são fundamentais para o bom andamento de um trabalho.

5. Comunicação facilitada

Os meios de comunicação evoluíram e isso reflete-se no meio corporativo. Com diversas ferramentas integradas, é possível comunicar-se eficazmente com uma equipe inteira, ter conversas individuais ou compartilhar dados de forma cada vez mais prática e rápida.

Recursos e ferramentas para otimização das tarefas

Ferramentas para otimização e automação das tarefas não faltam no mercado. Abaixo, separamos alguns tipos de tecnologias para gestão de projetos bastante utilizadas pelas empresas:

Aplicativos mobile

Há centenas de aplicativos de gestão de projetos para dispositivos móveis que estão se tornando indispensáveis para o bom andamento dos processos. São aplicativos simples e intuitivos que permitem compartilhar informações, realizar análises e prever resultados em campo.

Outro fator que torna aplicativos essenciais é a comunicação entre a equipe, como dissemos anteriormente, possibilitando a interação mesmo que os membros estejam em locais diferentes.

Cloud computing

A virtualização de softwares de gestão de projetos chegou para ficar. Um dos motivos é a facilidade para acessar uma quantidade enorme de informações na nuvem e manter equipes conectadas. A redução de custos com infraestrutura física e a segurança de dados também pesam bastante na decisão por cloud computing, já que, além de ser escalável, a responsabilidade de manutenção e atualização passa para o fornecedor da solução.

Softwares

Um software de gestão de projetos permite desenvolver e compartilhar estruturas, acessar facilmente dashboards de controle e obter relatórios analíticos confiáveis. Todos esses benefícios tornam possível o acompanhamento contínuo dos projetos por toda a equipe.

Além disso, o uso de programas especializados permite a integração de diversas áreas e processos em uma só plataforma, facilitando o trabalho de todos envolvidos no projeto.

Fica fácil entender por que as tecnologias para gestão de projetos são tão utilizadas nos escritórios de projetos: além de um processo automatizado para auxiliar na tomada de decisão, também aumenta a produtividade, reduz custos e colabora para o cumprimento dos prazos.

Que tipo de tecnologias para gestão de projetos você utiliza na sua empresa? Compartilhe conosco!

 

Leave a comment

Redes Sociais

Mantenha-se atualizado com nosso conteúdo através da sua rede social favorita.