Diante do novo cenário econômico no país, há muita gente se perguntando qual rumo a área de gestão de projetos irá tomar. A forte crise econômica está forçando as empresas a repensarem suas prioridades, inovarem e trabalharem com maior eficácia. Esse panorama afeta intensamente a gestão dos projetos, já que leva a uma abordagem mais estruturada dos projetos e exige flexibilidade para ajustá-los às flutuações do mercado.
Além disso, o momento torna ainda mais importante a implementação de uma metodologia que garanta resultados, mesmo com previsões pessimistas para o mercado.
Como o novo cenário econômico pode impactar a gestão de projetos
Não é a primeira vez que enfrentamos uma crise econômica e, por isso, temos de olhar para trás para imaginar o que o futuro reserva para a área de gestão de projetos. Sendo assim, podemos arriscar algumas previsões:
-
Desaceleração de projetos de expansão: projetos com custos elevados de curto prazo e benefícios somente no longo e médio prazo não terão mais prioridade, como aquisição de bens de capital e implantação de novos sistemas;
-
Aumento das restrições em projetos executivos: com a crise, haverá uma redução desses projetos (construções, eventos etc.) com objetivos de diminuir os recursos utilizados;
-
Crescimento do número de projetos de reestruturação processual: projetos que possam reduzir custos produtivos, como mapeamento, análise e otimização de processos técnicos e administrativos, serão priorizados dentro das empresas;
-
Ampliação dos projetos de terceirização: sabe aquelas atividades organizacionais secundárias? Todas que representarem um custo menor quando adquiridas ocasionalmente serão terceirizadas, como planejamento, orçamento, contabilidade e advocacia.
O que pode ser feito para contornar a crise?
A gestão de projetos está ajudando as empresas a lidar com o novo cenário econômico. Abaixo, separamos algumas ações que podem ser praticadas em qualquer empresa com a ajuda de uma boa gestão de projetos:
-
Focar na redução de custos: o gestor de projetos pode investir em ações de aumento de produtividade, buscar tecnologias alternativas, analisar os custos globalmente, rever orçamentos, reduzir desperdícios etc;
-
Redesenho radical dos processos de negócios: com a reengenharia de processos, procura-se atingir melhorias na produtividade, ciclos e qualidade;
-
Elaboração de equipes enxutas e multifuncionais;
Como a gestão de projetos pode ajudar os negócios
As empresas precisam se conscientizar, principalmente em momentos de crise, de que existe uma forma melhor de gerenciar projetos.
Veja como a gestão de projetos pode ser utilizada a favor do novo cenário econômico:
-
Melhor gestão de recursos: se há um cumprimento de prazo, não há desperdício de budget.
-
Produtividade: como os projetos têm data de início e fim, além de um ordenamento na execução, há aumento na produtividade.
-
Minimização de riscos: aumenta a capacidade de evitar ou reduzir a exposição da empresa a riscos financeiros, de governança, da má utilização de recursos e de esforços mal direcionados.
-
Resposta ágil às mudanças: as mudanças só podem ser bem gerenciadas se forem previstas e comunicadas com agilidade e precisão.
-
Tomada de decisão assertiva: o acesso a dados críticos ajuda a conduzir melhores decisões de negócio. A gestão de projetos aumenta a visibilidade e é fundamental tanto para uma perspectiva estratégica quanto para uma perspectiva tática.
-
Criatividade: a criatividade ajuda na montagem e gerenciamento de recursos para resolver um problema ou alcançar um objetivo durante um período de tempo específico. Pode ser empregada na comunicação, nas apresentações, reuniões, motivação e compensação da equipe, ferramentas, entre outros fatores da área de gestão de projetos. Fomentar a criatividade ao longo do fluxo de trabalho vai agilizar a resolução de problemas.
-
Maximização de recursos: pesquisar como está a procura global e específica do projeto pode ajudar na realocação dos seus recursos de acordo com a demanda. Além disso, com um bom banco de dados, é possível encontrar rapidamente o recurso certo para cada tarefa. Isso otimiza o gerenciamento de recursos, como demandas, alocações e capacidades.
Nos últimos anos, houve um crescimento considerável na aplicação das melhores práticas e a certeza de que é possível alinhar a gestão de projetos ao planejamento estratégico de forma eficiente e eficaz. Dessa forma, o gestor tem a garantia de que o projeto vai gerar um bom retorno econômico.
Como você acha que o novo cenário econômico pode afetar sua empresa? Sua área de gestão de projetos está preparada? Entre em contato com a Planit para tirar dúvidas ou obter mais informações sobre soluções de gestão de projetos.