Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

A eficiência do gerenciamento de projetos de implantação industrial nas empresas alimentícias

Os projetos de implantação industrial, em especial os projetos do segmento alimentício, são complexos e exigem atenção a variáveis específicas. Por isso, um adequado trabalho de gerenciamento de projetos faz toda a diferença, gerando eficiência na condução aos melhores resultados.

Em nossos conteúdos, constantemente buscamos apresentar princípios que permitam aos nossos leitores construir negócios com mais inteligência e competitividade.

Assim, oferecemos orientações fundamentais sobre como reunir conhecimentos, habilidades e ferramentas para o sucesso em momentos de esforço concentrado e temporário na direção de um resultado que supere expectativas. E isso vale na busca por inovar ou aprimorar processos corporativos.

Por isso, hoje, trataremos sobre o gerenciamento de projetos na indústria alimentícia.

O ramo alimentício se desenvolve em um ambiente bastante competitivo, cujos consumidores são extremamente exigentes, e os processos de produção requerem minuciosos cuidados com a higiene e com a qualidade dos produtos. Isto envolve dinâmicas complexas, com muitos processos, equipamentos, insumos e etapas de produção, o que aumenta o protagonismo do gerenciamento de projetos na implantação industrial para reduzir riscos, manter orçamentos e cronogramas, e atingir resultados satisfatórios.

As especificidades da indústria alimentícia

Desde início de seu processo de industrialização, por volta de 1920, a indústria alimentícia conta uma significativa importância e participação na economia brasileira. E os números recentes reforçam esse potencial. Falamos de um 2020 que registrou um faturamento de R$ 789,2 bilhões, representando um resultado 12,8% superior ao de 2019.

Um dos pontos cruciais para impulsionar ainda mais a atividade do segmento é o investimento em automação industrial, que torna as companhias de alimentos mais competitivas e eficientes. Trata-se de um ciclo virtuoso, que melhora as entregas e dá suporte ao desenvolvimento de novos processos, produtos e modelos de negócios.

E para tornar essa engrenagem ainda mais eficiente, é preciso ter um olhar direcionado para o gerenciamento de projetos. Isso garante a assertividade de um trabalho que, via de regra, envolve altos investimentos, grandes times e prazos curtos.

A gestão de projetos assume o papel de orquestrar toda essa dinâmica, de forma a alcançar os objetivos. Algo que envolve a aplicação de metodologias e ferramentas que, bem dominadas, permitem o olhar específico, por exemplo, para os projetos da indústria alimentícia.

E os benefícios são muito claros, como indicamos em seguida!

Por que fazer gerenciamento de projetos na indústria de alimentos?

O trabalho de gerenciamento de projetos de implantação industrial, especialmente no segmento alimentício, é altamente vantajoso, por inúmeros fatores. Alguns dos principais são:

  • Promover maior integração entre as áreas e profissionais envolvidos;
  • Promover mais comprometimento com objetivos e resultados;
  • Melhorar os fluxos de comunicação, com tomada de decisões assertivas;
  • As responsabilidades ficam mais bem definidas, as competências do time ficam mais claras e são mais bem aproveitadas, o que impulsiona a produtividade;
  • Permite melhor cumprimento do cronograma e manutenção das previsões de orçamento;
  • Com todos estes fatores em pleno funcionamento, a entrega ganha excelência e os resultados se tornam mais garantidos e evidentes, pois estamos falando de índices potencializados de qualidade e satisfação. O gerenciamento de projetos permite uma execução pautada em eficiência, inteligência e orientada para resultados de todas as etapas dos projetos.

Essa visão estratégica se aplica às 10 áreas englobadas na gestão de projetos. São elas:

  • Integração (para unir ações e processos)
  • Escopo (para alinhar requisitos e métodos)
  • Cronograma (para criar a execução sequencial)
  • Custos (para o acompanhamento de orçamento)
  • Qualidade (para monitorar o desempenho durante todo o processo)
  • Recursos (determinando pessoas, equipamentos e insumos necessários)
  • Comunicações (para garantir bom compartilhamento de informações)
  • Partes interessadas (determinando os diferentes stakeholders implicados)
  • Riscos (visando minimizar perigos)
  • Aquisições (para o monitoramento de tudo o que é comprado)

O planejamento ocorre a partir de métodos certificados e reconhecidos, para uma definição adequada de escopo, objetivos, time, cronograma e orçamento. Na execução, o gerenciamento de projetos também traz assertividade para o acompanhamento global, com acompanhamento constante das métricas e eventuais ações corretivas rápidas, caso necessário. E a finalização acontece com muito mais competência e eficiência, a partir de relatórios que apontam resultados e analisam as lições aprendidas.

A aplicação junto à Kellogg´s Company

A experiência da parceria estabelecida entre a Kellogg´s Company e a Planit é um excelente exemplo dos ganhos trazidos pelo investimento consciente em gerenciamento de projetos. A liderança do setor de engenharia da gigante alimentícia, com base no México e head nos Estados Unidos, buscava equacionar a gestão de um dos projetos mais estratégicos do momento para a subsidiária brasileira.

A expertise e a percepção de valor da marca Planit fizeram da nossa empresa a alternativa mais adequada. Nossa metodologia de gerenciamento de projetos de implantação industrial permitiu um trabalho focado em estreitar distância e eliminar vulnerabilidades de comunicação que pudessem comprometer o processo de execução.

A competência e experiência da equipe que alocamos para o trabalho foram elementos fundamentais e facilitadores dos momentos mais críticos, no percurso de evolução do projeto.

O alto grau de efetividade do resultado foi reconhecido, com excelência, pela liderança da Kellogg´s Company. Um atestado de qualidade que nos permite contabilizar esse case, em meio aos muitos trabalhos de alto desempenho e atingimento de resultados mapeados em nossa atuação.

A Planit disponibiliza ao mercado uma atuação completa nas diferentes áreas da gestão de projetos. E tudo é executado por um time altamente profissional, experiente e especializado, capaz de dar suporte a etapas estratégicas avançadas, como o desenvolvimento do Escritório de Projetos – PMO da companhia.

A Planit atua com foco no perfil e estágio de maturidade de cada negócio atendido, com metodologia referenciada e customizável às necessidades específicas dos clientes. É uma dinâmica pautada em padronização de processos e que leva em consideração parâmetros de acompanhamento que tornam mais fácil e segura a consecução de objetivos.

Receba as atualizações no seu e-mail!

Inscreva-se em nossa newsletter e tenha acesso a materiais exclusivos.




    Por favor, prove que você é humano selecionando Uma xícara.

    Mensagem

    Entre em contato conosco

    Preencha o formulário para que nossa equipe entre em contato!

    Av. Antonio Artioli, 570, sala 014 Flims, Swiss Park Office
    Rod. Anhanguera, km 90 – Campinas/SP

    +55 19 3778-9595

    Planit Gerenciamento de Projetos © 2021. Todos os direitos reservados

    Bee Creative