PMBOK Guide é a sigla para ‘A Guide to The Project Management Body of Knowledge’, ou Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos em português. É um livro que reúne um conjunto de processos e áreas de conhecimento aceito como a melhor publicação prática no âmbito da disciplina de gerenciamento de projetos pelos especialistas da área.
Em sua quinta edição, lançada em 2013, o PMBOK é de autoria do comitê de padronização do Project Management Institute – PMI®, maior e mais reconhecida entidade de classe quando se trata de gestão de projetos.
A história do PMBOK Guide
Era 1976 quando o PMI promoveu um congresso em Montreal no Canadá. Lá, durante as mesas de debate, surgiu a ideia de documentar as melhores práticas em gerenciamento de projetos. A discussão entre os especialistas perdurou pelos próximos cinco anos e, em 1981, foi aprovado um projeto de desenvolvimento de procedimentos para a área de gerenciamento de projetos com objetivo de estruturar e documentar o conhecimento já existente. Assim, em 1983, surge o que hoje pode ser considerado o embrião do PMBOK. Ele abrangia gerenciamento do escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos e comunicação.
Mais tarde, em 1986, é lançada uma versão revisada na qual se inclui também o gerenciamento das aquisições e de riscos. Oficialmente, a primeira edição, com todas as áreas do conhecimento juntas é trazida ao mercado em 1987. Em 2000, 2004, 2008 são lançadas a segunda, terceira e quarta edição respectivamente. Elas já incluiam novas implementações de conteúdos, melhorias e revisões na abordagem.
Em 2013, chega ao mercado a quinta e mais atual edição do PMBOK. Também neste ano a publicação alcança dez idiomas, além do inglês: português, espanhol, italiano, alemão, árabe, chinês, coreano, francês, japonês e russo.
Ao longo dos anos, o PMBOK ganhou reconhecimento e hoje é o alicerce para a realização do exame de certificação Project Management Professional (PMP), a mais desejada entre os profissionais da área em cerca de 165 países.
PMBOK não é uma metodologia
A principal característica que comprova que o PMBOK não é uma metodologia é o fato de ele distinguir os diferentes tipos de projetos. Ele também não faz uso de peculiaridades de linguagens que respeitem a cultura de diferentes tipos de empresas, além de não apresentar modelos especificos de documentos para serem preenchidos.
Acima de tudo, o PMBOK® Guide é um manual que expõe as melhores práticas no universo de conhecimentos da gestão de projetos. Em outras palavras, ele não é um passo a passo, apesar de ter se firmado como um um padrão internacional que inspira quase todas as metodologias existentes na área.
Processos e áreas de conhecimento que o PMBOK reconhece
O PMBOK reconhece cinco grupos de processos básicos e dez áreas de conhecimento típicos de quase todos os projetos. Os conceitos básicos são aplicáveis ??aos projetos e programas.
Os cinco grupos básicos do processo são os seguintes:
- Início
- Planejamento
- Execução
- Monitoramento e controle
- Encerramento
Logicamente, estes processos se sobrepõem e interagem durante todo o andamento de um projeto.
Os processos são descritos em termos de:
- Documentos, planos, projetos, etc. São normalmente capturados como entradas;
- Os mecanismos aplicados às entradas são capturados de técnicas e ferramentas;
- Documentos, os produtos são capturadas nas saídas;
As dez áreas de conhecimento são:
Gestão de Integração
Esta área do conhecimento descreve os processos que integram elementos de gerenciamento do projeto. Na integração, busca-se desenvolver a abertura do projeto, bem como o plano de gerenciamento; orientar e gerir sua execução, monitorar todo o andamento do projeto, controlar mudanças e fazer encerramentos de fases e do projeto em si.
Gerenciamento de Escopo
Nesta área, descreve-se todo o trabalho que precisa ser feito no projeto. A partir do escopo, o gestor acompanha se ele está sendo cumprido e garante ao cliente que está tudo ocorrendo conforme o planejado.
Gerenciamento de tempo
Esta é a área do conhecimento que gerencia o cumprimento dos prazos – criação e acompanhamento de cronogramas, definição de atividades conforme os tempos pré planejados, etc.
Gestão do Custo
Na gestão de custo entra as estimativas, orçamentação e controles de custos. O trabalho consiste em planejar e acompanhar para que não haja despesas adicionais ou fora do planejado.
Gestão da Qualidade
Esta área está ligada à garantia de que o projeto irá satisfazer os objetivos pré estabelecidos. Entram no processo, padrões, normas e melhores práticas que devem ser seguidos durante a execução do projeto.
Gestão de Recursos Humanos
Esta é a área do conhecimento que controla toda a equipe que atua no projeto. Desde a escolha dos perfis de profissionais que participarão até treinamentos e acompanhamento do dia a dia de trabalho.
Gestão de Comunicação
A coleta, a organização, o armazenamento e a distribuição de informações relativas ao projeto a todos os envolvidos são atribuições desta área do conhecimento.
Gestão de Risco
Esta área descreve o gerenciamento de riscos inerentes ao projeto – desde a determinação do que são riscos no projeto até o planejamento, passando pela análise e atribuição de responsabilidades e prioridades para tratar riscos.
Gestão de Compras
Toda a gestão de aquisição de materiais, insumos e serviços para o andamento do projeto fica por conta desta área do conhecimento.
Gerenciamento de Stakeholders
Também descritos como partes interessadas, os stakeholderes são todos que estão envolvidos com o projeto. A gestão de stakeholders, de acordo com o PMBOK, vai muito além da comunicação. Ou seja, há um trabalho de envolvimento dos atores envolvidos, bem como o monitoramento e o controle deste.
O PMBOK já faz parte do seu dia a dia como gestor de projetos? Gostaria de tirar alguma dúvida a respeito dele? Deixe seu comentário!