Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

3 dicas para identificar os stakeholders-chave do projeto

Identificar os stakeholders-chave do projeto é de extrema importância para agir pautado em boas práticas e ações que terão relevância significativa nos negócios das partes interessadas.

Nós falamos sobre os stakeholders de um projeto em vários artigos pelo blog, sempre deixando claro que eles são fundamentais para o seu bom funcionamento, sendo inseridos na realidade do projeto de forma proeminente.

Este artigo, por sua vez, procura entender o que realmente são os stakeholders, e trazer uma outra questão: como identificar os stakeholders-chave do projeto.

O que são stakeholders e stakeholders-chave do projeto

 

Não existe uma tradução perfeita para stakeholder, mas nós podemos defini-los como partes interessadas no projeto e que são afetadas por ele. Stake significa interesse e risco, como uma área cinzenta entre esses dois conceitos, e holder é aquele que segura e que possui.

Os stakeholders são as pessoas, organizações e empresas que vão ser impactados com o decorrer do projeto, seja ele qual for. Assim, se o seu projeto procura trazer novos aspectos operacionais para o setor de RH, nós podemos dizer que o gestor de pessoal da empresa é um stakeholder.

Os stakeholders-chave do projeto possuem uma definição similar, mas com uma diferença primordial: eles são impactados diretamente pelo projeto e também impactam o projeto da mesma maneira. No exemplo citado acima, o diretor de RH da empresa poderia ser considerado um stakeholder-chave do projeto.

Assim, a maior diferença entre os dois conceitos é que os stakeholders-chave do projeto precisam de mais informações sobre ele, e estão diretamente relacionado com o seu sucesso e o seu fracasso.

 

3 dicas para identificar os stakeholders-chave do projeto

 

O processo de identificação dos stakeholders-chave do projeto é fundamental para uma operação eficaz e de sucesso.

Os stakeholders podem ser vários, e podem ainda se apresentar de acordo com o segmento no qual o projeto está inserido e a área de atuação da empresa. Os stakeholders-chave do projeto, porém, não costumam ser muitos, e estão mais relacionados com o projeto especificamente.

Mas como encontrá-los? Como ter certeza de quem são os stakeholders-chave do projeto? Continue a leitura para descobrir!

 

1 – Brainstorming em conjunto

Reúna a sua equipe de gestão e operação e procurem definir, juntos, quais são as partes mais impactadas pelo projeto. Isso, é claro, irá depender da sua área de atuação e do seu segmento.

Em um primeiro momento, é necessário entender o que o projeto procura realizar e para quem: a resposta para essa segunda pergunta normalmente irá revelar quem são os seus stakeholders.

Para entender quem são os stakeholders-chave do projeto, é necessário ir além e aprofundar esse brainstorm, analisando condições específicas, riscos e quem depende mais do sucesso do projeto.

 

2 – Enumere a influência e crie rankings

Com esse brainstorm em conjunto bem realizado, você provavelmente irá conseguir uma boa lista de partes interessadas no andamento do projeto, com vários nomes com diferentes impactos no andamento no projeto e interesses diversos.

Para conseguir entender quem são os stakeholders-chave do projeto, você precisa criar um ranking com o nível de impacto de cada um desses stakeholders, levando em consideração o interesse no bem-estar do projeto, investimentos realizados, parcerias firmadas e, principalmente, o poder de cada um.

Quais são os stakeholders capazes de finalizar o projeto ou estendê-lo? Esses, que irão se encontrar no topo da sua lista, possuem alta probabilidade de serem os stakeholders-chave do projeto.

 

3 – Não ignore o espaço além das empresas

Muita gente, quando pensa em stakeholders, automaticamente os associa com a diretoria da empresa, gestores da área interessada e colaboradores-chave e com influência. Todas essas pessoas podem muito bem ser seus stakeholders e até stakeholders-chave do projeto, mas a identificação deve ir um pouco além do cenário organizacional, dependendo da sua área de atuação.

Se você trabalha com obras, por exemplo, e instaura um projeto de drenagem de algum terreno, o dono do terreno é um stakeholder, a firma contratada para a execução também, os vizinhos também podem ser, os órgãos municipais que regulam a construção, e por aí vai.

Pensar que os stakeholders são somente seus clientes e seus chefes é uma visão muito simples, que pode levar o projeto a ter problemas no futuro simplesmente por falta de comunicação e de apoio dos stakeholders-chave que não foram identificados a tempo.

 

Se você quiser saber mais sobre o mundo da gestão de projetos e entender a influência dos stakeholders, não deixe de acompanhar nosso blog.

Trazemos informações precisas como essas a todo o tempo, para ajudá-lo a tomar as decisões corretas no seu projeto.

Receba as atualizações no seu e-mail!

Inscreva-se em nossa newsletter e tenha acesso a materiais exclusivos.





    Please prove you are human by selecting the flag.

    Mensagem

    Entre em contato conosco

    Preencha o formulário para que nossa equipe entre em contato!

    Av. Antonio Artioli, 570, sala 014 Flims, Swiss Park Office
    Rod. Anhanguera, km 90 – Campinas/SP

    +55 19 3778-9595

    Planit Gerenciamento de Projetos © 2021. Todos os direitos reservados

    Bee Creative